revirando o baú

Vamos falar sobre Empatia ?

14/12/2016

"Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo."


Não importa quem você seja, sempre vai haver algum dia que alguém te julgará, seja pela sua crença, pelo seu modo de ser, pelo o que você veste, fala e como age...ou seja, por uma serie de coisas, mas que para você são essenciais, já que dizem quem você é. 

Ah! posso acrescentar também pelo o não desejo de comer carne? (acredite, escuto muitas piadinhas em relação a isso).

Todavia, como diria um dos meu filmes favoritos: Não temos ossos de vidros, então podemos sim aguentar os baques da vida!!!

Já que parece ser tão difícil para alguns esse olhar compassivo com o outro, na qual deveríamos ver cada pessoa em sua singularidade e totalidade, que saibamos sobre todas as suas vivências, dificuldades, vitórias, medos e anseios, que o tornou hoje a pessoa que é. Só que infelizmente estamos tão acostumados em nos sabotar emocionalmente e ficarmos presos em pensamentos egoístas que chega até ser quase impossível se colocar no lugar do outro, afinal, sair da nossa zona de conforto não é fácil, mas machucar o outro também não deveria ser...

Então, se fosse para fazer um pedido, eu queria que houvesse mais empatia nas pessoas. Sentimento que parece ser tão incrível, mas tão difícil de ser executado, mas não impossível, certo?

Se colocar no lugar do outro, não precisa necessariamente concordar com tudo o que a pessoa faz, mas compreender o porquê de cada atitude, seja de forma negativa ou não, já contribui muito. 

Aonde se cada um praticasse um pouquinho, talvez houvessem mudanças perceptíveis, já que queremos tanto ver a mudança no mundo, por que não começamos por nós mesmos?

Acredito que assim, boas coisas virão...

Espero que tenham gostado!
Xoxo

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Tenho a sensação de que é mais fácil do que parece. Não que isso torne o exercício da empatia, de fato, fácil. Mas é que realmente não é impossível. E é algo de que se beneficiam todos! Vale demais a tentativa constante, diária :)

    Yellow Ever Shine

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto, concordo que se cada um tivesse mais empatia o mundo estaria melhor <3

    Beijo grande flooor

    http://cariocadointerior.com.br/

    ResponderExcluir