revirando o baú

Saga Encantadas: Livro Veneno

18/04/2016

Olá, a resenha de hoje foi feita pela Maria Paula (nossa colaboradora), na qual ela nos contou um pouco do que achou do livro Veneno da Saga Encantadas, da escritora Sarah Pinborough.



Sinopse:
"Sexy, sarcástico e de prender a respiração!
Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe Felizes para sempre! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!"

O livro:
A impressão inicial um que tive desse livro foi a de que o conteúdo seria "fraco", pois achei que demorou um pouco para começar a se tornar interessante para mim. Entretanto, consegui focar a minha atenção e querer cada vez mais ler para saber qual seria o desfecho, pois a partir de um ponto a história começar a ficar diferente daquela dos contos de fadas que conhecemos tão bem. As diferentes histórias começam a se cruzar (nos deparamos com a história da Cinderela, Aladdin e também com a avó da madrasta, que  é a mesma bruxa da história de João e Maria) e fazem com que o leitor reveja suas expectativas e conceitos, onde Branca de Neve não é apenas aquela princesa amorosa, e sua personalidade e qualidades são incrementadas com coragem, sede de aventura e uma desenvoltura para agir de acordo com que é esperado para um homem, e não a uma mulher, ainda mais uma princesa!



O livro é envolto em diversas traições, começando a partir do momento em que ao receber do gênio um objeto mágico que promete dar felicidade a quem  o tivesse, a madrasta o dá a Branca, mas o que ela não esperava era que o mesmo estivesse enfeitiçado, e que poderia ocasionar na morte da princesa, se criada não o tivesse o usado antes. Com a saída do pai de Branca para a guerra a madrasta estava então cuidando de um reino  em que todos a causavam de tentar matar a princesa por causa desse episódio, deixando cada vez mais farta de toda essa situação.



Após tanto esforço investido para domar Branca, a madrasta parte para um solução mais drástica, mata-la. Essa parte continua como a história conhecida, onde o caçador se depara com a beleza e a bondade da garota e leva para a madrasta o coração de um animal, diferenciando-se apenas pelo o adultério que ambos comete, coisa que Branca acabou descobrindo.



Após todas as reviravoltas e a tomada de conhecimento que a madrasta teve de que Branca estava viva, a mesma teve ajuda de sua avó para tentar acabar de vez com a princesa, e  mais uma vez volta para o ponto chave, onde Branca está vivendo com anões e a bruxa má lhe entrega a maça enfeitiçada. Após morde-la, a princesa entra em um estado de  inconsciência.



Os anões constroem então um caixão de vidro para ela e a levam para uma colina, de tal forma que dê para cuidar dela em um lugar mais reservado.



Como se não bastassem o trabalho de ficarem revezando para cuidar dela ainda precisam trabalhar nas minas  para se sustentarem. Com o passar dos dias, acabam se deparando com um príncipe perdido pelas redondezas, que ao se deparar com Branca, começa a ajudar os anões a cuidar dela, e aos poucos vai se apaixonado pela moça em um caixão de vidro.



Esse é o ponto em que eu paro de falar sobre o livro e deixo aqui minha indicação para o lerem, pois o encontro de Branca e do príncipe vai muito além do que um despertar pelo amor verdadeiro, e sim mostra o lado obscuro de uma decepção amorosa também.

Pois não existem finais felizes.

Veneno
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Gênero: Literatura Estrangeira
Ano: 2013
Páginas: 224
ISBN-13: 9788567028002

-Compramos o box por R$ 9,90 em um promoção do Submarino-

Resenha: Maria Paula
Fotos: Antônia Franciele
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Muito bom, Maria! Já quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Shaw,é uma ótima indicação!

    ResponderExcluir